terça-feira, 23 de abril de 2013

Adiado pagamento só com cartão em Santos


ônibus
Ônibus em Santos. Pagamento somente a cartão foi adiado. Prefeitura culpa empresa de ônibus pior não implantar ações de melhorias. Nos bastidores, causas seriam polêmica da medida e baixa adesão dos passageiros.
Pagamento só a cartão em Santos é adiado
Prefeitura diz que sistema não será implantado porque Viação Piracicaba descumpriu acordo de melhorias
O fim do uso do dinheiro e a cobrança exclusiva por bilhetagem eletrônica nos ônibus municipais de Santos, que deveria começar nesta terça-feira, dia 23 de abril, foram adiados e só devem ter início em 30 dias.
O anúncio foi feito nesta segunda-feira pelo prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa.
O chefe do executivo alegou que o adiamento se deu porque a operadora municipal, Viação Piracicabana, descumpriu uma série de ações de melhorias que deveriam ser implantadas em troca do sistema que não aceitará mais dinheiro nos ônibus.
A Piracicabana vai receber multa de R$ 14 mil 500.
Para extinguir os cobradores e ao mesmo tempo acabar com a dupla função de o motorista dirigir e cobrar ao mesmo tempo, a prefeitura exigiu que a Piracicabana triplicasse os pontos de vendas de cartão-transporte, o que segundo o poder público não ocorreu.
Quando a prefeitura anunciou o novo sistema de pagamento exclusivo com cartão, a cidade tinha 40 postos de retirada de cartão e compra de créditos, dos quais oito próprios e 32 terceirizados.
Hoje são 140 postos. Em tese, a meta teria sido cumprida, mas a prefeitura diz que os pontos são insuficientes e que há regiões sem atendimento.
Alguns funcionários do setor de transportes locais disseram que o adiamento se deu pois a empresa não estaria tecnicamente preparada e também por causa da polêmica gerada e baixa adesão dos passageiros.
A partir desta terça-feira, os ônibus ainda podem ter a passagem paga em dinheiro, mas os motoristas devem distribuir formulários para inscrição de retirada do cartão.
Para fazer o cartão não e necessário pagar nada. Também é possível solicitar pela internet, com RG e número de CPF. A Viação Piracicabana entrega o bilhete eletrônico na casa do passageiro: http://www.santosonibus.com.br/home.asp

Fonte: por:Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sugestão, Reclamações, Elogios, Comentários e Perguntas